quarta-feira, 15 de maio de 2013

Você sabe a diferença entre Vintage e Retro?


Vintage ou Retro?

A JuBaLi Brindes aderiu a essa tendência e lançou uma linha de botons inspirados no estilo "Vintage"

Clique AQUI e conheça Agora!


Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

                                       

                                                O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage" . Roupas com tecidos propositalmente "desgastados"  também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.


O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. 



Ao longo dos anos, a palavra    "Vintage" se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.



   

                                                Para ser considerado "Vintage, o artigo deve ter pelo menos 20 anos de idade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura), e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado. Coleções que revisitaram certas décadas, buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, são releituras, e podem ser classificadas como Retro.



Vintage é tudo aquilo que já foi de fato usado há pelo menos duas décadas e que ainda está em um estado bom o suficiente para continuar sendo útil no dia-a-dia. Exemplos: na moda, um casaco pouco usado pelo seu avô nos anos 60 e que está ali no guarda-roupa, novinho e bonito, pronto para ser lavado e colocado no corpo; nos produtos, o conjunto de chá de porcelana ganhado de presente no casamento dos seus pais, que sempre ficou mais como enfeite do que na mesa e hoje vai ficar exposto na nova cozinha.




Retrô é o que apenas se remete ao passado; criado hoje, mas feito para ter um quê de anos 50, 60, etc. Exemplos: uma geladeira novinha com um design dos anos 50; na moda, o vestido de poá que acabou de chegar da costureira e que teve como inspiração as roupas antigas da sua avó.


 O vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.

Agora é só procurar nos armários aquela peça que ficou guardada e aderir à moda!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário