As festas
juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e um bom retrato da diversidade
cultural do país. Mas sua origem remete às festas populares europeias,
principalmente de Portugal, que vieram para o Brasil durante o processo de
colonização.Na bagagem,
os portugueses trouxeram as comemorações de alguns santos católicos como Santo
Antônio, São João e São Pedro, celebrados no mês de junho.
Santo Antônio
Santo Antônio é muito querido, e se clama a ele pelo bem mais desejado: uma cura, um marido, um emprego e até uma televisão de plasma, porque não é preciso ter vergonha de pedir algo importante ao santo. No Brasil, a figura do moço de traços nobres e bonitos com Jesus ao colo é vista em casas, altares, medalhinhas e santinhos.
O santo é tão amado que há inúmeras as crianças com seu nome em Portugal, França, Espanha, Itália e também no Brasil. Ele nasceu em Lisboa em 1195 e foi batizado com o nome de Fernando, porém alterou para Antônio, que significa “ propagador da verdade”,Santo Antônio é popular porque amou os pobres, como exige a Ordem dos Franciscanos, à qual pertenceu. Segundo a tradição, dedicou sua vida a ajudá-los, inclusive materialmente. Alguns relatos contam que ele teria conseguido um dote para uma moça italiana casadoira (daí ser o santo casamenteiro), outros falam que distribuiu pães doados por uma devota francesa que lhe atribuiu um milagre (segundo a tradição, o pãozinho bento dado pelas igrejas consagradas a ele no dia 13 de junho garante fartura em casa se colocado numa lata de mantimentos). O santo também teria o dom de devolver objetos e de obter vitória em causas perdidas devido a outro grande feito: teria convencido um noviço a se arrepender de lhe ter roubado o livro de orações depois de esse fiel ter avistado o diabo numa ponte.Antônio era um homem extremamente culto, leitor de autores gregos e latinos, com vasto conhecimento sobre a ciência de sua época. Sua coragem também era reconhecida. É homenageado por militares e se tornou patrono de muitos regimentos.Antônio morreu na Itália no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos. O papa Gregório IX o canonizou apenas 11 meses depois de sua morte, e o chamou de “santo de todo mundo”, numa alusão à fama que ele tinha em vida. O protetor do Menino Jesus e das moças é amado em todo o Brasil.
São João
O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros.São João Batista viveu na Judéia do ano 2 ac ao ano 27dc. Foi um pregador judeu e um dos autores dos quatro evangelhos da Bíblia.
São Pedro ou São Pedro Apóstolo (Roma, cerca de 67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A igreja católica considera Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica e, até hoje, o detentor do mais longo papado da história, cerca de trinta e sete anos.No Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mateus 16:18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.Desta forma, Cristo, de acordo com a tradição católica, foi o fundador da Igreja Católica, fundada sobre Simão Pedro e sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de Príncipe dos Apóstolos. Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".
A Jubali Botons desenvolveu botons para as Festas Juninas para homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro.Estamos situados em Santana de Parnaiba, Grande São Paulo, mas enviamos para todo o Brasil através dos Correios.Para comprar, entre em contato por email ou telefone e teremos grande prazer em atende-los!
Até a
próxima!
Site:
JubaliBotons.com
email: vendas@jubalibotons.com
blog:
JubaliBotons.blogspot.com.br
Tel:
(11)4154-4021
Nenhum comentário:
Postar um comentário